sexta-feira, 16 de outubro de 2009

O último Xama

Na cultura Maleku, o Xama é a pessoa responsável pela saúde e bem estar do seu povo. Algo como um curandeiro, portanto. No entanto, diz a tradicao que quando alguém do seu povo morre, nao tendo sido curado pelo Xama, este deve morrer também. Este costume levou a que nos últimos anos nao tenha havido nenhum Xama Maleku, já que ninguém queria assumir este risco.
No entanto, nós conseguimos uma foto do último Xama Maleku, ostentando a sua lanca a entrada do seu rancho. Aqui vai:

10 comentários:

Cátia disse...

Ó último Xama Maleku, ando aqui com umas dores lombares... será que me podes ajudar?

:D

Tradição é tradição... mas, realmente, coitados dos Xamas: ninguém é imortal!

Cláudia L. disse...

Mas este Xama Maleku cura o pessoal com Ben-U-Ron. Espeeeeeeerta.

Asita disse...

Dani! vais correr tu esse risco? doida varrida! cá pra mim o Helder ker-te trocar por alguma indígena....eheheheh

nuno brolock disse...

Aproveitem enquanto a chama está acesa.

nuno brolock disse...

Ciclo coisas que realmente interessam:
Só hoje é que as eleições ficam terminadas já que, em Mondim de
Basto as coisas tinham sido adiadas. Mas porquê? "Apenas" porque o candidato do PS matou, a tiro, o marido da candidata do PSD àquela assembleia de freguesia...

isabel disse...

gaja que é gaja, sabe manejar a ferramenta!!!!!!!
trás um artefacto desses: acho que me dá jeito cá em casa....

Anónimo disse...

O ultimo Xama Maluko, sim? Acho que tem muita parecenca com isso. An european continental aborigine? Very nice:-)
Es macht mir eine große Freude diesen Blogg zu lesen.

Onkel Tom

Daniela disse...

Oi tio :))))
Tenho-me lembrado muito de ti! Ias gostar de estar aqui... Ich kann kaumm mehr Deutsch sprechen, jetz spreche ich schon besser Spanish :(

nuno brolock disse...

Ich bin Auslander und spreche nicht gut Deutsch !

isabel disse...

hallo onkel tom ;)
leider ist es bald vorbei mit den neuigkeiten...dann haben wir aber unseren ausreiser(in) wieder bei uns. iuppi!!! aber tolle reportagen...werd ich auch vermissen.
dani, vielleicht ist an der zeit über ein neues ziel nachzudeneken? ;)
bis bald