quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Monteverde, os vários ¨arios¨e uma ida ao médico

Monteverde é uma pequena cidade do distrito de Puntarenas, considerada um dos maiores destinos turísticos da Costa Rica. O que atraí os turístas a esta zona é sem dúvida a sua biodiversidade e as suas numerosas reservas naturais, sendo a mais conhecida a Reserva Biológica Bosque Nubloso Monteverde. O tempo por estes lados é completamente diferente dos outros sítios onde temos estado, voltamos a saber o que é vestir manga comprida e casacos. Ainda sobre Monteverde, queria só contar-vos a origem desta localidade. Nos anos 30 um grupo de 4 Quakers (grupo religioso pacifico) foi preso nos EUA por se recusarem a alistar para a guerra da Coreia. Quando foram libertados, um grupo de 40 Quakers juntou-se-lhes e deciditam deixar os EUA e procurar um sítio onde pudessem viver em paz e de forma sustentada. Está visto que vieram aqui parar, sendo que na altura nao existia aqui nada, foram até eles que deram o nome a Monteverde.

Chega de Historias com ¨H¨ grande. Vamos ao que interessa! Nós estamos alojados na Pension Santa Elena. Temos duche de água quente (!), internet de graca e o staff é super simpático.

Claro que o facto de termos mudado de lugar nos trouxe algum azar, e confesso que comeco a ficar preocupada já que ainda nos faltam 3 deslocacoes... Desta vez fiquei doente, com febre e tudo... O maior receio foi que fosse Gripe A, claro, e como ao fim de um dia nao estava melhor decidimos ir experimentar os servicos de saude publicos da Costa Rica. Mal entramos, uma senhora de máscara e toda vestida de branco comecou a fazer-me perguntas sobre o meu estado, mas como nao tinha tosse (perigo de contaminacao) nem febre (obrigada Benuron) pude ir para as urgencias normais. Agora vejam lá isto: nao paguei nada e só esperei uns 15 minutos! Diagnostico do médico: nao tenho gripe A, talvez uma gripe normal... Por acaso falhou, tenho uma gastrite mas acabou por só se revelar no dia seguinte.

As minhas dores de estómago condicionaram bastante os nossos primeiros dias em Monteverde, e entao dedicamo-nos a visitar alguns dos ¨ários¨ daqui, a saber o Serpentário, o Ranário e o Mariposário (ou jardim de borboletas). O Serpentário foi engracado, o Mariposário também, com destaque para alguns dos outros insectos disponíveis para ¨brincarmos¨, e o Ranário foi muito fixe, principalmente por causa do nosso guia que para além de imitar os chamamentos das ras partilhou várias curiosidades e segredos científicos. Infelizmente só aqui soubemos que qualquer um destes sítios aceita voluntários...

6 comentários:

nuno brolock disse...

Sabiam que o Nixon era quaker?

O tempo aqui também tá giro: é com cada trombada de água que faz corar de inveja qualquer elefante! Mas logo a seguir faz um calor abrasador!

As melhoras Dani!

Mais 3 deslocações?!?! Tipo, a seguir vão lá para o meio da tribo e depois ala (que é cardoso) para Portugal, certo?

Não se paga mas o médico também não acerta...grande coisa!

Olha, e o ervanário, o armário e o multimilionário não?

O revolucionário, o confessionário e o universitário ?

Daniela disse...

Fonix tu es bue culto! Eu nunca tinha ouvido falar em Quakers...
Tou melhorzinha, obrigada, mas so como salada e sopa (claro que o Berga nao me faz companhia, 'e com cada pratao).
Mais 3 desloccoes: daqui para os Maleku, dos Maleku pa Tortuguero (mais uns dias de ferias que apanham o aniversario do meu gajo) e depois de Tortuguero pa San Jose... Ainda tudo pode acontecer!

Asita disse...

Então Dani o k andaste a comer? Já viste k ao Helder ñ acontece nada? Já minha mãe dizia..."vaso ruim ñ kebra"...ou esta seria para mim? Lol...e ele ao menos aproveita o pratão para engordar? Deves kerer ir para Mister Top Model Masculino não!?!?

Concordo com o Nuno...ñ acertam por isso o ser de graça até ñ foi mau...mas aki ñ acertam, obrigam a pagar e ainda tens de voltar mais uma dúzia de vezes até descobrirem k é apenas uma virose...na carteira por certo...

Cá pra mim com essa conversa do tudo pode acontecer axo k ainda vão ver o canal e voltam 1 mês dps...mas isso sou eu a pensar alto...nem se atrevam a dizer k eu disse isso k eu nego com tantos dentes k ainda tenho :)

Mas o k interessa é k estejam bem e k absorvam todas essas experiencias pois vão ter muito k contar aki aos tugas...o melhor é pensarem em arranjar uma agendazita e marcarem 1 dia para cada grupinho de fãs e comecem a desbobinar...

E a Carolina faz hj as 40 semanas pelo que tudo pode acontecer!!

Bjkas aos meus "ticos" favoritos

isabel disse...

As melhoras gaja!!!!!
beijos tugas
Isa, Mário, Miriam e Lara

Cátia disse...

Espero que estejas melhor da tua... gastrite?! Acho que querias dizer gastroenterite, que é uma infecção que atinge o sistema gastrointestinal. Sintomas: diarreias, cólicas intestinais e vómitos (as minhas criançinhas têm muito disso!).

Essa pensão tem um aspecto bastante peculiar... adoro os candeeiros!!!

Uma vez mais parabéns pelas fotos, adorei a da borboleta (e já agora, sabem o seu nome científico?), mas também gostava de ter visto do ranário - dão sempre fotos interessantes.

Beijocas, as melhoras e até breve (acredito que depois dessas 3 deslocações vêm direitinhos para cá)!!!

Daniela disse...

Obrigada a todos :) Estou bastante melhor, mas acabou por revelar-se mesmo uma gripe... Ainda tomei uns medicamentos tipo "antigripine", mas já estou fina!
Cátia, quanto á borboleta nao sei o nome científico de momento, mas de certeza que te descobrimos isso... Agora o Helder esta a estudar os nomes científicos das ras... Eu nao comentei os candeeiros, mas também os adorei :)))
Ana, é isso que quero fazer! Preciso de pelo menos um dia com todas as pessoas com que quero estar! Algumas mais de um dia :)) Estamos com saudades, mas sabemos que quando voltarmos, acabou... por isso há que ir aproveitando :)