quarta-feira, 21 de outubro de 2009

A árvore da discórdia

Caso haja uma crise alimentar ou outra, o indígena consegue viver desde que tenha bosque. Esta é uma das licoes que o Luis nos ensinou, e de facto o seu conhecimento sobre plantas medicinais, frutos, raizes e outros é mais que suficiente.
A Hule é uma árvore como tantas outras que existem na floresta tropical e que nao chama a atencao por nada, pelo menos á 1a vista.
No entanto, uma "machetada" deixa a árvore a sangrar uma seiva branca que os indígenas utilizam tanto como cola para o seu artesanato como para produzir velas naturais.
As propriedades desta árvore nao passaram totalmente desapercebidas, e há alguns anos os nicaraguenses fizeram várias investidas na floresta virgem Costa Riquenha procurando a Hule para a utilizar com fins industriais. Os indígenas trataram de defender o seu bosque, e como resultado dos 27 000 Malekus que havia entao, apenas cerca de 600 restam hoje.
O valor sagrado que a floresta tem para os indígenas pode ser compreendido pelos séculos de conhecimento que sobre ela têm e que é suficiente para sobreviverem em quase qualquer situacao. Devíamos todos tornar-nos um pouco mais indígenas e conhecer melhor aquilo que de mais simples a Terra tem para nos oferecer.

9 comentários:

nuno brolock disse...

Ciclo coisas que realmente interessam:
Por falar em sagrado, na apresentação de "Caim", José Saramago afirmou que "a Bíblia é um manual de maus costumes, um catálogo de crueldade e do pior da natureza humana!

e ainda

O eurodeputado social-democrata Mário David exortou hoje o escritor José Saramago a renunciar à cidadania portuguesa por se sentir "envergonhado" com as recentes declarações do Nobel da Literatura sobre a Bíblia.

Cláudia L. disse...

Curioso!

Ricardo Batista disse...

Vim ler de uma assentada os vossos últimos posts e fiquei deliciado (excepto com as aranhas, que dispenso). :)

Grande experiência, sem dúvida. Dá para meter uma cunha para me trazerem, vá lá, uma pedrinha... :P

Abraços e beijinhos

nuno brolock disse...

Coisas que realmente interessam (em especial ao Berga):
O Benfica acaba de espetar 5 batatinhas no forno do Everton! Esta época já marcámos 41 golos em jogos oficiais!

Astromar disse...

Hey! Amantes da Natureza!

Belo conselho este que nos dás. A Terra sabe o que nos dá há milhões de anos, acho que merece crédito por isso..

Um cumprimento especial e Beijinhos e Abraços

Hugo

Cátia disse...

Bravo! Concordo plenamente :)

No entanto, há pessoas e pessoas... há aquelas que respeitam a natureza e tudo aquilo que elas nos oferece e há aqueles que se aproveitam de uma forma menos boa dos seus atributos, acabando por danificá-la.

isabel disse...

bora lá salvar o santuário!!!!

nuno brolock disse...

Ciclo coisas que realmente interessam:
Depois de mais uma goleada, 6 a 1 ao Nacional, o Benfica chegou ao primeiro lugar. O Cardozo "só" marcou um penalti a 142km por hora!!!

ps- O melhor Benfica desde 1994 (má altura para ir para a Costa Rica...)

Daniela disse...

Hey :)Nuno, o Berga ta em altas pa voltar a ver o "seu" Benfica!
Ricardo, de certeza que só queres uma pedra??? Fogo, ao menos pede uma folha, há tantas e tao giras por aqui... tá descansado ;)
E digo-vos já que podia dar-vos (e talveza vá a dar brevemente)grandes secas sobre temas como este ;P