sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Artesanato, Micro-crédito e afins

Creio que há temas que apenas compreendemos na sua totalidade quando temos oportunidade de os presenciar in loco, independentemente de quantas reportagens leiamos sobre o assunto. Hoje tivemos a oportunidade (única) de estar presentes no II Encontro Indígena, e apesar de esperarmos algumas dancas tradicionais e outras excentricidades, nao saímos decepcionados.
O encontro foi dinamizado pelo Instituto Nacional de Aprendizagem, o qual tem vindo a desempenhar um papel importante na formacao dos indígenas, e o grane tema foi o artesanato.
O que o INA tem vindo a fazer junto das populacoes indígenas é ensinar-lhes a aperfeicoar a arte da pintura, sem no entanto interferir com os temas e tracados originais.
A grandeza e importancia deste pequeno passo só pode ser apreciado aqui: as pecas de artesanato Maleku sao únicas e algumas sao obras de arte! O orgulho que estas pessoas, na sua maioria mulheres, têm em dizer que sao artesas é quase tao grande como o de dizerem que sao indígenas, e nao é para menos: têm uma profissao que lhes permite ganhar dinheiro para a sua família enquanto valorizam a sua cultura.
Quando Muhammad Yunus ganhou o Nobel da Paz por causa do seu programa de micro-crédito, quase ninguém tinha ouvido falar de tal coisa. No entanto aqui o micro-crédito é real: Quando elisabete terminou o seu curso de pintura, pediu um crédito para comprar as tintas e ferramentas necessárias para comecar o seu negócio. O crédito foi-lhe concedido a 3 anos, mas com o fruto do seu trabalho conseguiu pagá-lo num ano e meio. Agora comprou uma mota para o marido.
Mais que dar o peixe há que ensinar a pescar. É inspirador como gestos tao "pequenos" como dar um curso de pintura pode transformar mulheres pobres e sem perspectivas de futuro em artistas empreendedoras.

5 comentários:

Cátia disse...

Brutal, concordo convosco: este tipo de iniciativas são excelentes... o INA lança as sementes que mais tarde darão frutos... E que frutos! Gostei muito das peças de artesanato da foto :)

Asita disse...

Eu kero umas lembrancinhas destas...são tão giras...k mais eles têm? digam kto precisam k transfiro o guito para a vossa contita...vá lááááááááá!

nuno brolock disse...

Ciclo coisas que realmente interessam:
O Benfica voutou a golear, desta vez o Monsanto da 2ª divisão, por 6-0. Parece que há ai uma tradição que diz: Ninguém pára o Benfica, ou lá o que é!

nuno brolock disse...

Coisas que realmente interessam:
Graças aos Gato Fedorento,os políticos portugueses usaram, em campanha, a expressão "Nano Mini Micro Pequenas e Medias empresas".

Daniela disse...

Nao se preocupem que ninguém ficará esquecido :)
Nuno, continua com esse ciclo, é do melhor :)