terça-feira, 18 de agosto de 2009

Dia de La Madre

15 de Agosto é Dia da Mãe na Costa Rica e feriado nacional. Começamos o dia às 8:00h com uma actividade de animação turística em exclusivo para nós: passeio a cavalo + percurso pedestre + mergulho nas “possas” das Cascatas de San Miguel, tudo guiado pelo señor Isidro, o pai de Marcos.
Foi a primeira vez que o Helder andou a cavalo, e pais do Helder preparem-se para ter um cavalo na varanda!


O percurso pedestre até às cascatas teve o bónus de termos visto a nossa primeira cobra venenosa, uma Oropel (Eyelash Palm Pitviper, Bothriechis schelegelli). Eu fui a primeira a vê-la, ela estava calmamente a dormir no caminho onde o señor Isidro e o Helder já tinham passado. Apesar de toda a gente aqui ter uma grande tolerância à vida selvagem (que remédio) não há grandes abébias para as cobras venenosas e a nossa oropel já está algures no céu.

Á tarde estávamos cansados mas à noite não houve desculpas para faltar à fiesta do Dia da Mãe numa vila aqui perto. E que fiesta, completamente Tico Style, algo que não vem nos roteiros turísticos.
As pessoas vieram de todos os lugarejos em carrinhas pic-up ou motas. No Salon Comunal montaram-se umas luzes e sistema de som, cá fora comia-se gallo de pollo e bebia-se imperial. A festa estava montada!
O tipo de música saltitava entre música popular, merenge, trance, slow e regaee, com umas transições e intervenções do DJ de ir ás lágrimas.
Os Ticos dançam que se fartam, têm o ritmo no corpo! O Helder não quis dançar merengue comigo (onde estão os meus colegas do merengue???) e eu não dancei trance, acho que foi justo.

Passamos imenso tempo a observar os personagens: a professora de inglês (voluntária) a dançar com o senhor mais castiço de Mastatal; os rapazes Ticos e Gringos a competir para ver quem ganhava uma dança com a Kathleen; os miúdos a dançar ou a dormir no colo dos pais; até mesmo um sósia de um grande amigo meu andava por lá (Mané, qual é a probabilidade de teres um irmão de mais ou menos 18 anos na Costa Rica?!).

“Autêntico” acho que é uma boa palavra para descrever a fiesta.
No fim, exibição de (barulho de) motas, saltar para o jeep, xixi e cabaña!

6 comentários:

nuno brolock disse...

Temos vaqueiro? Sim senhor, um dos desejos está cumprido.

"Xixi e cabaña" é muito bom! Para quando uma posta toda ela em portuñol?

ps- as 3 primeiras fotos desta posta dão para aumentar, o que é muito melhor.

Cláudia L. disse...

Eh pá, esse passeio com serpentes era bom para a Patê. Irra, que medo!
Oh Berga, isso de estares na Costa Rica com t-shirts alusivas aos States não tá bem! És um nativo ou um turista? Estás muito limpinho...
Um Mané na Costa Rica... ui ui!

Emanuel disse...

Yo gaja! Tas melhor que nós todos juntos! Mas pera lá, se eras suburbana e agora foste para a selva tenho de te arranjar um novo nick! "Colombana" parece-te bem!?
Quanto ao "Mané Costa Riquenho... felizmente (ou não!) só há 1 e está em terras lusas. Se ele disser "ai os tomates", aí é que te deves preocupar!
hehe

Anónimo disse...

Grandes aventuras! Tomara eu ter festejado assim o meu dia de anos, que fiquei a saber que também feriado na costa rica! hehe


Alexandra

Cátia disse...

Muito fixe terem organizado essa actividade de animação turística pra voçês! Ó berga, tás um bocadinho inclinado para a esquerda! eheheh (e que tal foi a sensação, ñ é fácil pois ñ?)

As cores da cobra são brutais, talvez se deva ao facto de ser venenosa, ñ?

La fiesta deve ter sido um fartote, realmente só faltou darem um pézinho de dança... há que expandir a nossa maneira de estar (dani, gostava de ter sido o teu par :)

Daniela disse...

Colombiana man'e??? Naaa... Olha o maior elogio que me fizeram at'e agora 'e que tenho um ar latino lol! Posso ser a latina :P Tenho pena de n ter fotografado o rapaz, mas olha que era mesmo igualzinho... Tens a certeza???

Alexandra, parab'en atrasados (sorry)... J'a sabes que por estes lados 'e um dia muito importante, quando tiveres um pirralho podes c'a vir passar esse dia que 'e cheio de festa de certeza!

Opa C'atia, faltou mesmo algu'em po merengue...