quarta-feira, 8 de julho de 2009

E o país mais feliz do mundo é...

A Costa Rica! Foram recentemente divulgados os resultados do 2º ano do Happy Planet Index, e a Costa Rica está classificada em primeiro lugar!
O Happy Planet Índex analisa a eficiência ecológica e o bem-estar das populações à volta do globo. O objectivo é que todas as nações se encontrem no valor 89 (em 100) no ano de 2050. Neste momento a Costa Rica está nos 76,1; o último classificado é o Zimbabué com 16,6. E Portugal? 37,5, um honroso 98º lugar em 143 países analisados (de notar que a Grécia está em 97º será por ter ganho o Euro?)...

Estão surpreendidos? Eu nem por isso. Acho que um país que tem como lema “Pura Vida” só pode ser um país feliz! Portugal por outro lado é o país da saudade, dos queixumes, da “cauda da Europa".

Já agora, estou neste momento a ler um livro muito interessante: “The Ticos – Cultural and Social Change in Costa Rica”. Estou a começar a conhecer este povo, a forma de estar, de ser, de se relacionar. Nunca tinha feito este exercício, acho extremamente enriquecedor, também porque nos faz reflectir sobre a nossa própria cultura! Algumas curiosidades retiradas desta leitura brevemente neste Blog!

3 comentários:

Cláudia L. disse...

Para que não deixem de escrever.

http://eventar.blogspot.com/2009/07/premio-lemniscata-o-que-isso.html

Daniela disse...

Obrigada Clau!
O Nuno não nos deu o prémio pk tinhamos poucos posts... Tomá lá Nuno :P Prometemos tentar manter isto o mais actualizado possível!

nuno brolock disse...

Tenho ou não tenho razão? A quantidade de vezes que vocês pensam neste projecto por dia, dava para ter mais 1372 posts!